MOMENTO DO MOMO

scrapeenet_20110811141855MrXq.gif

MOMENTO MOMO.gif

As Grandes Apurações de Todos os Anos

Voltar para o início do Momento do Momo

Rio de Janeiro sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013        12:39                    Pesquisa & Redação de Sereno Mattos

O Resultado das apurações se tratando de desfile de escolas de samba tem sempre uma expectativa. Quem se lembrada da apuração de 1960? Na época, a apuração estava com a Portela na frente com 100 pontos, à frente dos 98 pontos da Mangueira e 95 pontos do Salgueiro. Houve então uma tentativa de uma punição por atraso na concentração, cujo novo critério imposto na ocasião, seria que as duas primeiras escolas de samba deveriam perder 15 pontos. Contudo gerou uma enorme confusão dos dirigentes das três primeiras escolas de sambas. Onde somente no dia seguinte os organizadores da disputa declararam as três escolas primeiras escolas, Portela, Mangueira, Salgueiro e mais o Império Serrano, Unidos da Capela campeãs do Carnaval de 1960.
 
Um outro empate só surgiu em 1980, na apuração todos os jurados deram nota máxima para Portela, Beija-Flor e Imperatriz. Não havendo uma forma de   desempate as três escolas de sambas se consagraram campeãs do Carnaval de 80.
 
No ano de 1983, numa nota de Neiva, apenas a Imperatriz recebeu 8 pontos e a Beija-Flor 10 pontos, sendo que  as demais escolas receberam 6 e 7 pontos. Sendo então a Beija-flor campeã a dois pontos na frente da Portela na soma total de pontos apurados em todos os quesitos. O jurado ainda que tentou se  justificar na nota 10 do Beija-flor.
 
Já em 1989 pelo público a campeoníssima do carnaval seria a Beija-Flor, mas para os jurados o resultado de Imperatriz com o enredo.
A Imperatriz recebeu nota 10 em todos os quesitos, conquistando um super título em 89. O desfile da Imperatriz foi então considerado de desfile técnico, tal forma de desfilar usada até hoje.
A Imperatriz conseguiu mais três importantes títulos na sua trajetória, desfilando tecnicamente. Os críticos chamavam seu desfile técnico de ser um desfile frio, não voltado para o público, mas sim para os jurados.
Enoli Lara no desfile da União da Ilha - Carnaval 1989
 
A bela musa Enoli Lara que veio coberta apenas em seu corpo com um véu, em uns dos carros alegóricos da União da Ilha, fez que a Liga instituísse no ano seguite a proibição da famosa genitária desnuda.
A punição da genitária desnuda entrou em vigor em 1990, onde a Beija-flor foi penalizada por dois portos, devido o folião Torez Bandeira, que alegou em não ter visto, que seu tapa-sexo, teria então caído no chão da avenida durante o desfile.
 
 
 
Enoli Lara no desfile da União da Ilha - Carnaval 1989              
 
Em 1997, o grandioso e saudoso Joãozinho Trinta, segundo ele numa determinada difícil fase em em sua vida, ele teve uma idéia. Uma lâmpada ascendeu em sua geniosa mente. O carnavalesco foi ousado, realizou uma surpresa na avenida já mais vista nos desfiles carioca. Joãozinho trouxe uma Viradouro bem diferente. A escola niteroiense adentrou à avenida nas escuras. Isso mesmo, todo o primeiro setor do desfile da Unidos do Viradouro foi de fantasias e alegoria na tonalidade de cores escuras. O diferencial que levou a escola alcançar o seu primeiro e único campeonato da Viradouro na Marquês
de Sapucaí no Rio de Janeiro pelo o Grupo Especial.
 
Antigamente nos desfiles das escolas de samba, podia se ver a velha-guarda à frente da escola abrindo o desfile numa comissão de frente.
Mas no meados anos da década de 80, as ousadias dos carnavalescos fizeram sofrer uma nas comissões de frente. Quem não se lembra dos astronautas da comissão da Mocidade Independente de Padre Miguel com o enredo “ Ziringuidu 2001“ Carnaval 1985. Ou quem não se lembra, das grávidas que vieram à frente do desfile da escola de samba Unidos de Vila Isabel em 1989.  Dos guarda-sóis da comissão de frente da Imperatriz já em 1994.
 
A Portela foi umas das últimas escolas a aceitar esta mudança nas comissões de frente, pois a velhe-guarda abria seu desfile. A portela com o enredo "Gosto que me enrrosco", pedeu por meio ponto da campeã Imperatriz com o enredo Mais Vale Um Jegue Que Me Carregue Do Que Um Camelo Que Me Derrube… Lá No Ceará!”.no Carnaval de 1996, quando relembrou dos carnavais antigos.
 
Mas numa apuração acirrada a Unidos da Tijuca vence o campeonato justamente por causa de sua espetacular comissão de frente. Apenas um quesito, como passe de mágica, garantiu o campeonato da escola tijucana no enredo “É Segredo”, no Carnaval de 2010.

 

No ano passado a Tijuca levantou a taça com o enredo "O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão"

 
Cangaceiros no abre-alas da Unidos da Tijuca - Carnaval 2012
 
 
 
 
Matéria de Milton Junior
 
 

Voltar para o início do Momento do Momo